19 de agosto de 2012

Feira de Eletivas 2012 / 2


Uma tarde divertida, no dia 10 de agosto de 2012, quando realizamos nossa
FEIRA DE ELETIVAS  do 2º Semestre.
.
.



O Ginásio Experimental Carioca se constitui por três bases fundamentais, que são: A Excelência Acadêmica, o Projeto de Vida e a Formação para os Valores humanos. Esses três fundamentos se articulam com os 4 Pilares da Educação para o século XXI, de Jacques Delors (Unesco), que são o Aprender a SER, Aprender a FAZER, Aprender a CONVIVER e Aprender  CONHECER.

As disciplinas "Eletivas" enfatizam os Pilares do FAZER e CONVIVER, sem desvalorizar os outros dois. Na Eletiva, o aluno tem a oportunidade de escolher com quais colegas "da escola" pretende estudar, independente do ano, e qual disciplina pretende cursar durante um semestre. Esta gama de escolhas gera no sujeito o senso de responsabilidade e autonomia. A disciplina Eletiva valoriza o "fazer", a experimentação, a ação contextualizada, evitando seguir qualquer material preestabelecido. O professor tem liberdade para montar a Eletiva, como um "Projeto de Vida acadêmica semestral", inclusive saindo da sua área de atuação e passando a pesquisador com seus alunos.
  
Os alunos marcam suas opções, em ordem crescente, indicando as Eletivas que desejam cursar.
 

Realizamos "Feira de Eletivas", porque é uma forma do professor "vender" a sua disciplina não convencional e os alunos poderem trocar ideias, e decidir com quais colegas eles querem estar e quais são as disciplinas mais interessantes.
 
Nosso Professor Ivonilton, de Ciências, deu um show na feira, vestindo-se com folhagens e materiais recicláveis. Os alunos se divertiram muito.
Veja imagem abaixo.

A nossa "feira de Eletivas" foi na quadra, porque é o lugar que os alunos mais gostam de ficar.
Assista ao slide com imagens da Feira.


Nenhum comentário: